Tipos de Internal Tools by Pure Julia (unsplash)

Tipos de Internal Tools

Internal tools podem ser qualquer software de uso interno com o intuito de melhorar o fluxo de trabalho e otimizar processos internos. Existe uma variadade de tipos de internal tools.

Plataformas de criação de internal tools de grandes empresas

As gigantes da tecnologia, como o Google e a Amazon, lançaram este ano plataformas Low/No-Code para o desenvolvimento de aplicativos mobile, sites e de internal tools. Saiba mais sobre Low-Code e No-Code.

O Business Application Platform, do Google, foi desenvolvido para ajudar as empresas a desenvolverem produtos digitais, lançado durante a pandemia. A plataforma abrange o gerenciamento de API, desenvolvimento de aplicativos No-Code, recursos de automação e insights de dados. Já a Amazon Honeycode, da Amazon, oferece a capacidade de criar aplicativos mobile para gerenciar o fluxo de trabalho e automatizar etapas manuais, tudo em No-Code (sem precisar de programação).

Os principais tipos de Internal Tools:

Dashboards e painéis de administração são os tipos mais populares de ferramentas, mas ainda há tipos de internal tools como: suporte ao cliente, ferramentas de entrada / coleta de dados e gerenciamento de estoque. 

Fonte: Retool, 2020

1. Dashboards

Essa é uma das primeiras ferramentas que qualquer empresa deve desenvolver, pois, é importante ter todos os indicadores e métricas em um só lugar. Você pode usar uma plataforma existente ou construir um customizado para o seu negócio. Alguns pontos essenciais para incluir no dashboard são:
– Principais parâmetros: o número de usuários, o número de usuários recorrentes e suas porcentagens.
– Milestone: uma espécie de check point para determinado projeto.
– Tráfego: rastreia o número diário e mensal de visitantes dos diferentes sites. Importante realizar integração com outras plataformas como Google Analytics.

2. Painéis de administração 

Os painéis de administração variam muito de negócio para negócio, mas, em geral, incluem diretórios, sistemas com dados de colaboradores, gerenciamento de clientes, entre outros.

Sabia que desenvolver e aprimorar Internal Tools pode aprimorar todos os processos dentro da sua empresa? Preparamos um e-book completo sobre estratégias de desenvolvimento de Internal Tools e para baixar clique aqui.

Deixar uma resposta