Formas de modernizar sistemas

Diferentes formas de modernizar sistemas

Para crescer, competir e se diferenciar com eficácia, as organizações precisam de formas de modernizar seus sistemas para atingir desempenho máximo em seus negócios.

Isso é ainda mais importante na era da transformação digital.

Mas muitas organizações estão trabalhando com sistemas legados que nem sempre funcionam bem com aplicativos de software modernos. Se isso soa familiar, é hora de explorar formas de modernizar seus sistemas e aplicações.

A decisão pode parecer simples, mas não é. Pode haver confusão sobre qual escolha é a melhor escolha para sua empresa e essa dúvida é devido à grande variedade de possibilidades no processo de modernização.

Por exemplo, a Gartner descreve sete opções para modernização de aplicativos, já a Computer Associates restringe o campo para apenas cinco e o CSC (Computer Sciences Corporation) descreve nada menos que 10 possíveis abordagens.


Aqui estão os principais caminhos de modernização de aplicativos que você pode usar como base:

Rearchitect / Refactor or Rewrite

Reconstruir aplicativos envolve reescrever partes do código do zero, preservando o escopo e especificações originais. Se a empresa decide alterar  o código original para acessar uma nova arquitetura com mais recursos desejados.

Agora se o processo é reestruturar e melhorar o código existente sem alterar o comportamento externo, isso é uma refatoração do aplicativo.

Sabe-se que a rearquitetura tem risco e custo moderados, os resultados são  positivos. Como exemplo, a tecnologia COBOL contemporânea está disponível e inclui vários recursos destinados a simplificar e acelerar as alterações nos aplicativos originais.

Rip and Replace

Como o próprio nome indica, essa opção elimina completamente o aplicativo original e substitui por um novo aplicativo mais adequado às necessidades atuais da empresa.

No entanto, se a razão da mudança for puramente de business ao invés de tecnologias, há possibilidade da substituição total ser arriscada e cara, além de não alcançar o cenário técnico desejado.

Rehost / Replatform

Rehosting significa simplesmente que um aplicativo é movido para outra infraestrutura, seja física ou na nuvem, sem alterar o código original ou alterar seus recursos.

Se pequenas alterações forem feitas no código original ou nos recursos para migrar para uma nova plataforma de tempo de execução, isso é conhecido como reformulação do aplicativo.

Assim como acontece com a mudança de qualquer aplicativo para a nuvem, uma das principais preocupações é sempre a segurança dos dados. Além de garantir que os principais aplicativos de processos de negócios podem ser confiados a terceiros.

Modernizar aplicações pode ter um reflexo direto no retorno financeiro do seu negócio. Preparamos um e-book explicando sobre como se estruturar e quais são as características necessárias para você iniciar o processo de modernização. Para acessar esse material clique aqui.

Saiba como construir ferramentas internas e modernizar sistemas com o gStudio App.

Deixar uma resposta