Macrotendências Tecnológicas. Photo by Stephen Dawson (unsplash)

Macrotendências Tecnológicas e o futuro da produção digital

Conheça as macrotendências tecnológicas e o futuro da produção digital que devem inovar e mudar o panorama da tecnologia nos próximos 10 anos — como elas estão relacionadas.

Por muitos anos, as principais tendências tecnológicas estavam focadas na rede digital inteligente, mas para os próximos anos, segundo pesquisa da Gartner, as macrotendências estão estruturadas em soluções people-centric e espaços inteligentes — isso significa que a evolução tecnológica está centrada nas experiências das pessoas (seja para os clientes ou colaboradores) e os lugares em que vivem (casa, escritório, carro e etc). David W. Cearley, vice-presidente de análise da Gartner explica que “em vez de construir ferramentas de tecnologia e depois explorar o seu potencial e aplicações, as organizações devem considerar os negócios e os contextos humanos primeiro.”.

Principais Macrotendências Tecnlógicas para os próximos 10 anos

1) Hiperautomação

É a combinação de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para identificar e automatizar rapidamente os processos de uma empresa. Reúne ferramentas e desenvolve maneiras de realizar tarefas com mais agilidade, identificando falhas com precisão — ou seja, a hiperautomação descobre, analisa, projeta, automatiza, mede, monitora e reavalia dados e processos.

2) Multiexperiência

A multiexperiência representa uma mudança do paradigma, ao invés de acesso aos computadores por meio de um único dispositivo, a forma de nos relacionarmos com a tecnologia e computadores se dá em inúmeros outros pontos de acesso, proporcionando níveis muito mais imersivos de experiência para os usuários.

3) Democratização

Esta tendência oferece às pessoas acesso fácil a ferramentas e conhecimentos de programação, desenvolvimento ou negócios. As quatro principais áreas estão baseadas em desenvolvimento de aplicativos, análises de dados, design e conhecimento. A democratização amplia a experiência do usuário, reduz o tempo de desenvolvimento e os recursos dos projetos.

Barreiras a serem superadas

Reestruturação, cultura digital e produtividade são os pilares para transformação digital, ou seja, repensar processos da empresa e absorver a cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade e agilidade. Segundo pesquisa da Deloitte, há uma mudança de paradigma, empresas com o conceito “com empresas possam realizar a transformação digital existem algumas barreiras como: capacidade limitada para o desenvolvimento de softwares e aplicativos, contratação e retenção de talentos e velocidade da entrega de soluções de forma competitiva.

Esse desafio é a realidade de muitas empresas, pois é necessária a união de diversos fatores, como: escalabilidade, sofisticação, segurança de dados e integração de software.truir para durar” estão sendo substituído pela nova visão “construir para evoluir” e assim, ter velocidade na corrida da disrupção tecnológica.

Onde o Low-Code entra?

Você deve estar pensando que investir nessas tecnologias é muito caro – de fato, a hiperautomação e multiexperiências são algumas das áreas que mais recebe investimento – mas você pode criar um sistema automatizado em uma plataforma Low-Code.

Além do que criar multiexperiências é mais fácil do que se imagina. Com plataformas Low-Code você pode tanto criar dashboard quando desenvolver aplicações.

Segundo pesquisa da Gartner, até 2022, integrações de aplicativos com processo robótico de automação (RPA) crescerão 40% ano após ano. E até o ano que vem, pelo menos 1/3 das empresas terão implantado uma plataforma de desenvolvimento multiexperiência para suportar dispositivos móveis, web e de realidade aumentada.

Mas a previsão da Gartner mais impressionante é que até 2024, 75% das grandes empresas devem estar usando pelo menos quatro ferramentas de low-code para o desenvolvimento de aplicativos de TI a partir de iniciativas dos próprios usuários.

Faça o Dowload do Ebook Guia Definitivo sobre Low Code

O futuro da Produção Digital

De fato, o futuro da produção digital estará cada vez mais acessível para o público geral e as macrotendências tecnológicas mostram isso.

“A verdadeira revolução do computador ainda não aconteceu”, frase que está nas apresentações do Howie Liu, CEO da Airtable. Nós, do gStudio, concordamos. Acreditamos que a próxima revolução tecnologica virá com o acesso massivo de plataforma que permitem que qualquer pessoa possa ter acesso ao desenvolvimento de softwares.


Caso você se interesse mais pelo assunto, preparamos um ebook especial, contando mais sobre ferramentas Low Code, para fazer dowload desse material clique aqui.

Deixar uma resposta