Guia definitivo de Low-Code. Photo by Clayton Robbins (unsplash)

Guia definitivo sobre Low-Code

Neste guia explicaremos de maneira sucinta o que é o Low-Code e como essa tecnologia irá impactar a nossa realidade. Se você é um profissional da computação, do design ou é empreendedor, este material com certeza fará você refletir sobre sua maneira de trabalhar.

O que é Low-Code?

O Low-Code é uma tecnologia que pode ser resumida como uma nova abordagem no desenvolvimento de software, tornando a tarefa de desenvolvimento e programação de produtos digitais mais simples e visual. Através da automatização de etapas na produção de softwares e da disponibilização de ferramentas pré-configuradas o Low-Code permite ao seu time alcançar uma produtividade ainda melhor.

E o que é No-Code?

Plataformas No-Code são voltadas para usuários com nenhum conhecimento em programação. Através de ferramentas, principalmente no formato Drag and Drop, é possível desenvolver aplicações de maneira muito simplificada e sem codar nenhuma linha!

Como escolher entre Low-Code ou No-Code?

Agora que você já conheceu as duas tecnologias, é importante entender a aplicabilidade de cada uma delas. As soluções No Code são voltadas para pessoas sem nenhum conhecimento em programação e, justamente por isso, essas ferramentas costumam ser mais limitadas e apresentam funcionalidades pré definidas pela plataforma.

As soluções Low Code são voltadas para profissionais com algum conhecimento em programação, em virtude disso, permitem aos profissionais ter mais liberdade, o que aumenta o leque de opção, tornando essa solução mais flexível. Se você ainda está na dúvida, consulte nosso artigo O que é Low-Code? E No-Code?

Faça o Dowload do Ebook Guia Definitivo sobre Low Code

Como o Low-Code vai impactar a demanda por profissionais de TI?

Segundo relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, porém seria necessário formar cerca de 70 mil profissionais por ano, o que representa um deficit de 24 mil profissionais por ano. Fizemos um artigo exclusivo para te explicar como o Low Code vai impactar nessa alta demanda.

A alta demanda por este tipo de profissional torna esta mão de obra cada vez mais escassa, encarecendo e atrasando etapas de desenvolvimento. É justamente nesse cenário que o Low-Code ganha tanta importância. Segundo estudo feito em 2018, pela Forrester Consulting, os principais motivos na adoção de ferramentas Low-Code são: diminuir a tensão sobre o time de TI, aumentar a velocidade de desenvolvimento e suprir a alta demanda por profissionais de TI.

O Low-Code como propulsor de mudanças

Acelerar o desenvolvimento de novas ferramentas é o grande trunfo para a transformação digital. Fizemos um post especial sobre Macrotendências tecnológicas e o Futuro da Produção Digital, e nele, você pode conferir como o Low Code ganhará ainda mais força nos próximos anos.

Segundo Howie Liu, CEO na Airtable, nós ainda não estamos vivendo a verdadeira revolução da computação. Essa revolução só acontecerá quando todos nós tivermos conhecimento para produção de softwares e soluções digitais, e é exatamente essa a missão do Low-Code.

Principais ferramentas Low-Code

Quando pensamos em Low-Code podemos nos deparar com soluções nas mais distintas, porém, hoje em dia, as aplicações mais comuns dessas ferramentas podem ser encontradas nas áreas de Design, com Layouts e Interfaces, Automação e Lógica e Planilhas e Base Dados.

Como todas as tecnologias o Low-Code também apresenta limitações, e se você quiser saber quais são essas limitações clique aqui, fizemos um conteúdo especial para você.

Quer saber ainda mais?

Caso você se interesse mais pelo assunto, preparamos um ebook especial, contando mais sobre ferramentas Low Code, para fazer dowload desse material clique aqui.

Um comentário

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deixar uma resposta