Utilização de Internal Tools

Utilização de Internal Tools: construção e aplicação

O benefício mais evidente de construir internal tools de forma customizada e personalizada para o seu negócio é permitir que os colaboradores criem soluções de maneira inovadora e eficaz, gerando assim, ainda mais produtividade no dia a dia.

Para manter-se relevantes e conseguirem melhores desempenhos, empresas investem e adotam estratégias de desenvolvimento em plataformas para alimentar sistemas de diferenciação e inovação.

A Forbes, em um pesquisa recente, afirma que há quatro principais razões que levam as empresas a construir ferramentas internas:
1) Facilitar a produtividade geral, reduzindo processos triviais e redundantes;
2) Capacitar equipes remotas e de campo com a inclusão de smartphones e soluções para tablets;
3) Analisar dados corporativos e fornecer resultados para o desenvolvimento de processos mais inteligentes;
4) Customizar ferramentas de forma fácil e rápida.

A Slack, empresa de mensagens para empresas, também utiliza internal tools personalizadas para seus funcionários e em uma pesquisa interna, a empresa revelou vários benefícios, como:

  • Permitir que os engenheiros de software se dedicassem apenas em seus novos projetos, sem a preocupação em descobrir como os vários sistemas se conectam;
  • Ajudar os funcionário a otimizarem as suas tarefas;
  • Reduzir a quantidade de pendências e “coisas” que os desenvolvedores precisavam lembrar no dia-a-dia, como “onde ficam os arquivos de log mesmo?”.

Com a utilização de internal tools, os fluxos de trabalho da equipe tornou-se mais fácil. Em alguns casos, a otimização era simples como compartilhar scripts, mas o objetivo era reduzir sempre que possível a tensão no dia de trabalho do engenheiros de software.

Como utilizar Internal tools?

“If something isn’t automated as part of a tool, you’re going to have to keep communicating it over and over again.” – Noah Brier, CEO da Percolate, plataforma de marketing.

Até agora você sabe o que é uma  internal tool e a sua importância, mas como utilizar?
O princípio inicial das ferramentas é otimizar e automatizar tarefas. Mas cada área  tem sua peculiaridade. Veja alguns exemplos:

Back-office para empresas de serviços financeiros

O back-office é o suporte para todo o negócio, sem ele não é possível ter um produto ou serviço final para o cliente – principalmente no setor financeiro. Assim, as internal tools ajudam o time a acompanhar o cadastro e solicitação de novos clientes; verificar o registro criminal e administrar possíveis fraudes, além de consultar sistemas de crédito e reputação financeira automaticamente. 

Internal tools para o time comercial

O time comercial é a área que mais tem contatos com clientes e prospects, mas se a empresa optar por utilizar uma ferramenta de mercado, como o CRM, o processo comercial pode demandar customizações específicas que não sejam possíveis de serem implementadas em uma ferramenta mais restrita. Com uma internal tool customizada, o poder de alteração é o mesmo que se o código do software tivesse sido construído pela própria empresa. 

Outro cenário da equipe comercial para utilização de internal tools são os e-mails enviados diariamente para os clientes em potencial. Esses e-mails podem ser facilmente automatizados, economizando todo o tempo que poderia gastar reescrevendo-o repetidas vezes. 

Para desenvolvedores

A Slack, por exemplo, tem uma boa métrica para a utilização de internal tool é pautada na métrica: “se um desenvolvedor tem que parar o que está fazendo e abrir uma janela do navegador para a próxima etapa em seu trabalho, então essa tarefa é uma boa candidata para construir ferramentas.”
As ferramentas para desenvolvedores, assim como para outras áreas, têm que permitir que o colaborador tenha total atenção ao projeto e não ter a preocupação em descobrir pequenas tarefas ao longo do dia. 

Para o time de Marketing

Geralmente  times de marketing precisam estar conectado com diversas áreas da empresa e também demanda muitas plataformas diferentes, uma forma de integrá-las é construindo uma ferramenta interna com esta funcionalidade com automações que levam informações de uma ferramenta para a outra permitindo uma visão centralizada de toda a jornada do cliente.

Utilização de internal tools para a logística

Quando a empresa atinge uma maturidade é essencial que ela comece integrar seus sistemas, por exemplo: ERP para rastreamento, logística e faturamento de ativos. No entanto, essas integrações geralmente são implementadas por uma equipe de TI ou empresas terceirizadas. A implementação desses sistemas pode custam muito caro, contratar uma solução SAP, por exemplo, pode demandar boa parte da receita da empresa, mas com as internal tools é possível customizar um sistema de integração e logística de forma muito mais econômica. 

Sabia que desenvolver e aprimorar Internal Tools pode aprimorar todos os processos dentro da sua empresa? Preparamos um e-book completo sobre estratégias de desenvolvimento de Internal Tools e para baixar clique aqui.


Conheça as Macrotendências Tecnológicas e o futuro da produção digital

Deixar uma resposta