Ferramentas Internas

Construindo Ferramentas Internas

Construir ferramentas internas é bem mais fácil do que você imagina.

À medida que novas tecnologias vão surgindo, as grandes empresas acabam integrando essas ferramentas no dia a dia para otimizar processos e ganhar relevância no mercado.

De gigantes da tecnologia à indústria, as empresas valorizam muito a construção e implementação de internal tools e entendem que essas ferramentas são importantes para o sucesso da empresa. Amazon, Walmart, Reddit, eBay e Netflix são apenas alguns dos nomes que não apenas investem em suas interfaces voltadas para o cliente final, mas também em internal tools que aumentam o desempenho das equipes internas.

No entanto, há outro cenário muito comum (que com certeza você conhece): arquivos armazenados no Google Drive e arquivos em excel salvos nos computadores dos colaboradores.

De fato, as planilhas do Google são as formas mais populares para criação de internal tools. Uma pesquisa realizada pela Retool, em 2020, mostrou que mais de 40% dos entrevistados usam os Google Drive para construir suas internal tools, enquanto apenas cerca de 30% optam por uma estrutura de renderização como React ou Vue. Frameworks de administração como Django-admin também são comuns.

Mas qual é o futuro das ferramentas internas?

A chave da resposta está na Geração Z, segundo pesquisa da Gartner. Até 2024, os líderes de TI da Geração Z estarão impulsionando a inovação a cada três meses e tudo estará em constante mudança: desde a tecnologia utilizada, passando pelas expectativas dos colaboradores e clientes, até a própria estrutura da empresa.

Entendendo a necessidade

Internal tools são essenciais para o sucesso da sua empresa”, foi isso que demonstrou pesquisa promovida pela Retool. A empresa perguntou para 310 líderes de empresas norte-americanas, principalmente nas áreas de SaaS, Finanças e Varejo, sobre a importância das internal tools na organização. 
Mais de 80% dos entrevistados disseram que as ferramentas internas são essenciais para o sucesso operacional da empresa. Quase 50% julgam que essas ferramentas são “muito importante” e apenas 5% pensam que não são importantes.

Fonte: Retool, 2020

Outro ponto interessante é que o tempo gasto em internal tools é maior em empresas de grande porte. A pesquisa demonstrou que empresas com mais de 20 colaboradores a tendência é gastar mais de 20% do tempo construindo e mantendo internal tools; esse número salta para 40% para empresas com mais de 1.000 colaboradores.

Fonte: Retool, 2020

Uma boa direção é analisar e questionar: quais ferramentas internas a sua organização necessita? Onde estão os problemas que acontecem com mais frequência? Quanto é necessário de supervisão? E quando essas atividades manuais levam para serem corrigidas e concluídas?

Mas, como encontrar a direção para uma implementar uma internal tool de alto nível? Faça as seguintes perguntas sobre a sua organização: 

  • Onde estão acontecendo os principais problemas do meu negócio? O que posso automatizar para amenizar esses problemas?
  • Quanto tempo o meu time se dedica para realizar atividades não essenciais para o sucesso do meu cliente?
  • Quantas planilhas de Excel são utilizadas para gerenciar informações?
  • Quantos erros são cometidos no preenchimento manual de dados e o quanto confiamos nessas informações? 

Respostas sinceras podem dar o norte para quais tarefas podem ser automatizadas e quais times precisam de internal tools.

Até poucos tempo atrás, a única forma de se criar internal tools poderosas e com alta possibilidade de customização era através de desenvolvimento de software tradicional o que na maioria das vezes apresentava um custo elevado para as empresas e dificuldades de priorização diante de outras demandas de trabalho mais importantes. Atualmente a necessidade de internal tools tem ganhado a atenção apropriada para garantir que uma organização cresça e realize suas atividades chaves utilizando recursos tecnológicos de maneira mais acessível e simples de ser configurada, melhorando assim o dia-a-dia de colaboradores, parceiros e a experiência dos clientes. 

Sabia que desenvolver e aprimorar Internal Tools pode aprimorar todos os processos dentro da sua empresa? Preparamos um e-book completo sobre estratégias de desenvolvimento de Internal Tools e para baixar clique aqui.

Deixar uma resposta