Coronavírus

Internal Tools e o Coronavírus, o que isso tem a ver?


De fato 2020 está sendo um ano desafiador. A pandemia do coronavírus pressionou as interações onlines e as transformações digitais ganharam mais velocidade, o que antes poderia levar anos está diminuindo drasticamente para meses ou até mesmo dias.  

Com este cenário de distanciamento social e trabalho remoto, a  troca de conhecimento entre os colaboradores ficou (um tanto) prejudicada, se antes podíamos tomar um cafezinho, encontrar colegas no corredor da empresa e conversar sobre um projeto específico, ir pessoalmente tirar uma dúvida em outro departamento ou até mesmo encontrar soluções criativas durante o happy hour. Agora, as interações são, geralmente, agendada por uma call e frases como “você vê a minha tela” e “não estou te escutando” são a nossa nova “realidade”. Inclusive há um estudo da Harvard University, divulgada em abril deste ano, sobre o quão prejudicial são essas novas interações por videoconferência para a saúde mental, que chamou de “Zoom Fatigue”. Acreditamos que todos nós estamos sofrendo um pouco desta fadiga, né?

Depois de tantos meses trabalhando de casa e com as equipes de TI com altas demandas, é provável que você esteja (re)pensando ou tentando encontrar as ferramentas internas certas para sua empresa. Aquela ferramenta perfeitamente customizada para o core do seu negócio.

A pergunta que fica é: “Como podemos desenvolvê-las rapidamente e integrá-las ao fluxo de trabalho, dando a todos os colaboradores uma abordagem estruturada para conduzir o trabalho de forma mais eficaz neste novo cenário?”

A resposta pode estar nas Internal Tools customizadas.

As mudanças trazidas pelo Coronavírus

De acordo com a Microsoft, “os desafios do futuro vão além da pandemia imediata. As crises costumam acelerar tendências que já estavam em andamento, e a pandemia COVID-19 não foi exceção.”. A pesquisa ainda demonstra que dois anos de transformação digital foram concentrados em apenas dois meses. Só nas últimas duas semanas de março houve um crescimento de tráfego de banda larga equivalente para um ano inteiro.

Fonte: Microsoft, 2020

Diversas organizações descobriram no susto que seus recursos e fluxos de trabalho existentes não são escaláveis ​​e não permitem que eles se movam com rapidez ou capacidade que o momento pede. Ou seja, as empresas precisaram repensar como transformar o seu negócio para poder continuar.

Como superar essas barreiras?

Com as equipes de TI pressionadas, a alta de demandas e prazos curtos, muitas empresas e startups começaram a considerar soluções Low/No-Code para a construção de produtos digitais de maneira mais rápida e eficiente. Entenda a alta demanda de TI decorrente da pandemia do coronavírus.

Sabia que desenvolver e aprimorar Internal Tools pode aprimorar todos os processos dentro da sua empresa? Preparamos um e-book completo sobre estratégias de desenvolvimento de Internal Tools e para baixar clique aqui.

Deixar uma resposta