Entenda o Data Driven

Entenda Como o Data Driven Ajuda no Processo de Modernização de Aplicações

Data driven são decisões tomadas baseadas em dados. Utilizar desta cultura é aproveitar processos, métricas e o máximo do potencial existente nos dados para obter informações sobre seus clientes atuais e potenciais.

Netflix, Amazon e Marvel são algumas empresas que utilizam uma abordagem data driven para criar melhores produtos e experiências para seus clientes.

Importância de dados para modernização

É sabido que a transformação digital não pode ser alcançada sem ter um conhecimento profundo do que já está acontecendo nos negócios e nas operações. Ou seja, para seguir na transformação digital é necessário conhecer bem o passado – é aqui que entra o Data Driven.

Não significa apenas olhar para dados históricos, mas também analisá-los para prever possíveis cenários, bem como reconhecer e reagir a oportunidades que podem expandir os negócios.

Essa perspectiva vem de uma análise aprofundada que transforma dados internos em informações e, para isso, conectividade e integração são fundamentais. Para criar esse profundo conhecimento de negócios, as empresas devem ir além de simplesmente coletar dados para centralizá-los e combiná-los em percepções acionáveis.

Muitas vezes, o processo de coleta impede as empresas de realizarem análises mais profundas quando os dados são coletados e armazenados em bancos de dados separados. Essa cultura desperdiça tempo e dinheiro das organizações, bem como as impede de usar todo o seu potencial “escondido” nos dados.

Ao analisar de maneira assertiva, você pode superar essas barreiras e desbloquear novas oportunidades de negócios para sua empresa, aplicativos e parceiros.

Assim que os dados estiverem disponíveis e utilizáveis, você pode aproveitá-los, até mesmo automatizando processos, para estender os aplicativos existentes com insights para melhorar seus negócios. Se começar pela integração, a empresa terá acesso a soluções de nuvem modernas e inovadoras.

API’s para acelerar a modernização 

Uma API nada mais é do que um conjunto de padrões de comunicação para acesso a um software ou plataforma baseada na Web. São como pontes que conectam sistemas.

A sigla API refere-se ao termo em inglês “Application Programming Interface” que significa em tradução para o português “Interface de Programação de Aplicativos”.

APIs são padrões para construir e conectar aplicativos modernos, pois fornecem uma interface padronizada à complexidade de back-end. Além de tornar simples para uma empresa proteger, monitorar e gerenciar como os ativos digitais compartilhados são usados.

Frequentemente, a inovação não surge de algo novo, mas sim de usar ferramentas existentes de novas formas. As APIs podem facilitar a organização, tornando os dados e recursos fáceis para desenvolvedores internos acessarem e reutilizarem.

Outra abordagem para a modernização pode envolver deixar um aplicativo no local, mas expor com segurança suas funções ou dados por meio de APIs. Essa abordagem, baseada mais na integração do que na migração, permite que novos aplicativos nativos da nuvem simplesmente aproveitem os recursos dos sistemas e dados existentes.

Uma pesquisa realizada pelo Google Cloud em parceria com a Oxford Economics, em setembro de 2020, com 1.000 CIOs demonstrou que as organizações com plataformas de API têm 11 vezes mais probabilidade de se classificarem “bem à frente dos concorrentes em termos de inovação digital”.

A pesquisa ainda demonstrou que CIOs de empresas que adotaram APIs também foram mais propensos a dizer que seus relacionamentos impulsionam metas como agilidade (42% contra 19%), inteligência de mercado (48% contra 25%), automação (53% contra 26%) e produtividade do funcionário (49% vs. 33%).

Fonte: Google Cloud, 2021

Integre seu produto digital com API com o gStudio App.

Modernizar aplicações pode ter um reflexo direto no retorno financeiro do seu negócio. Preparamos um e-book explicando sobre como se estruturar e quais são as características necessárias para você iniciar o processo de modernização. Para acessar esse material clique aqui.

Deixar uma resposta